Ficha Técnica




concepção e atuação Maico Silveira orientação cênica Camila Bauer  texto Pablo Berned e Maico Silveira Trilha sonora original Leonardo Dias técnica Tainá Ramos e Casemiro Azevedo produção Porto Alegre Carol Zimmer e Ursula Collishonn produção geral Maico Silveira realização El Sótano Colectivo Teatral


Participações especiais: Ursula Collischonn, Leandro Lefa, Flávio Mainieri, Alejo Medina, Amanda Alvarez, André Mubarack, Bertha Diaz, Bryant Caballero, Carol Zimmer, Eduardo Simioni, Eva Lopes Medina, Fernanda Pacini, Guadalupe Casal, Guilherme Carvalho, Lesley Bernardi, Lisa Ose, Mariana Mantovani, Paola Opitz e Raphaëlle Haehling von Lanzenauer.


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Maico Silveira, Concepção e atuação. 

Maico Silveira é Mestre em Artes do Espetáculo Vivo (Performing Arts) pela Universidade de Paris8 em parceria com a Universidade de Sevilha (Master Conjunto Europeu). Ator formado pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS, integrou o elenco de filmes como Quase um tango (de Sérgio Silva), além dos curtas-metragens Deux Hommes (uma produção do CLCF – Conservatoire Libre du Cinéma Français), Waking Sueño, com texto de Richard Linklater, Os Batedores (Arquivo Morto Produções), O Gritador (de Carlos Porto e Ulisses Costa), e Memórias de uma guerra (de Eduardo Cristófoli). No teatro, seus trabalhos mais recentes são Miguel, performance sobre a obra de Pablo Berned apresentada em Sevilha (Espanha), Desejo de Pablo Picasso, do grupo Barraquatro, dirigido por Júlia Rodriguez e Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá, do grupo Teatro Sarcáustico, sendo inclusive o diretor de atores do espetáculo. Participou, em Porto Alegre, e por este mesmo grupo, de montagens como GORDOS ou somewhere beyond the sea e IntenCIDADE 1ª: Voar, ambas com direção de Daniel Colin. Além disso, atuou em espetáculos como Roberto Zucco e Às Cegas (dirigidos por Felipe Vieira de Galisteo), Pas-de-deux e O Amor de Fedra (dirigidos por Camila Bauer) além de Variações sobre a morte de Trotsky (dirigido por Raquel Purper) e Canto de Cravo e Rosa (dirigido por Jessé Oliveira). Participou em Paris, França, de diversos cursos intensivos de Mimo Corpóreo promovidos pela Cia Pas-De-Dieux e ministrados ora por Leela Alaniz, ora por Thomas Leabhart, além de cursos de dança ministrados pela Cia Collectif des yeux (por Biño Sauwitsky e Luciana Dariano). Na Espanha, participou de cursos de atuação para cinema com produtoras como Carmen Utrilla e Rosa Estevez (Málaga) e de cursos de atuação para teatro com Ricardo Hiniesta (Teatro TNT), e Juan Dolores, (Teatro Velador) (Sevilha). Participou do XIV Porto Alegre em Cena (2007) com o espetáculo Roberto Zucco além de realizar as funções de anjo/ tradutor do grupo francês Théâtre du Soleil, nesta mesma edição do festival. Ministrou cursos relacionados à Interpretação Teatral em Paris e em Sevilha e, atualmente, é um dos diretores responsáveis pela El Sótano – Revista de Artes Escénicas, revista online organizadas pelo Colectivo El Sótano. Atualmente vive em Brasília, onde desenvolve sua pesquisa pessoal e onde integra o grupo Virtù – Confraria Teatral.


Camila Bauer, orientação cênica.

Camila Bauer é diretora teatral e professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em “Ciências do Espetáculo” pela Universidade de Sevilha e em “Informação e Comunicação: menção Artes da Cena” pela Universidade Livre de Bruxelas (2010), realizou o Mestrado Europeu em Artes do Espetáculo Vivo (2008), com estâncias na Espanha, França, Grécia e Bélgica. Graduada em direção teatral pela UFRGS (2004), desenvolveu diferentes projetos de direção, os mais recentes sendo Sappho in Fragments (2010, Atenas), espetáculo baseado em poemas de Safo, co-dirigido por Kornilia Vasileiadou, e financiado pela Harvard University e American-Hellenic Association; MedeaMaterial (2009, Sevilha), com texto de Heiner Müller; En la tierra de las lluvias dormidas (2008, Teatro Alameda, Sevilha), um texto de Kornilia Vasileiadou inspirado na obra Psicose 4.48, de Sarah Kane; La Intrusa (2006, Estudio del Ator, Sevilha), texto de Maeterlink; O  Amor de Fedra (2005, Sala Qorpo Santo, Porto Alegre), texto de Sarah Kane; Pas-de-deux (2004-5, Sala Alziro Azevedo, Usina do Gasômetro e Teatro de Arena, Porto Alegre), texto de Eduardo Pavlovsky, entre outros. Também realizou a assistência de direção do espetáculo Cloud Nine, de Caryl Churchill, dirigido por P. R. Berton e apresentado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, 2004, financiado pelo FUMPROARTE, assim como a dramaturgia e a direção do espetáculo infantil O Clubinho contra a Bruxa Pestiléia, baseado na obra de Jerônimo Jardim e apresentado em Porto Alegre no Teatro Nilton Filho, Teatro do Ipê, Casa de Cultura Mário Quintana, Livraria Cultura, entre inúmeras escolas, durante os anos 2002-2004. Trabalhou como professora de teatro na Universidade de Sevilha entre 2007 e 2010, nos cursos de graduação e pós-graduação, com ênfase em dramaturgia e direção teatral, alem de ministrar diversos cursos, seminários e workshops na mesma área, para profissionais e amadores, adultos, crianças e adolescentes. Na área da pesquisa, se interessa pelos processos de construção cênica nas diferentes culturas e tradições teatrais.

Leonardo Dias, músico. 

Licenciado em Teatro pela UFRGS (2009), é também professor de Sapateado Americano nas escolas Dança e Educação, de Naira Nawroski (1998-2000), Escola de Ballet Karin Ruschel, (1998-2001), escola Cadica danças e Ritmos (2004-2008), e no Laboratório da Dança de Isabel Willadino (2001-2011). Sua formação em Sapateado Americano iniciou em 1994 com a professora Isabel Willadino, com quem trabalha até hoje. Tem ampla participação em Workshops de Sapateado Americano, com diversos professores do Brasil e do exterior, tais como Heloísa Bertolli, Marchina, Adriana Salomão, Gabriela Santos, Cíntia Martin, Kátia Barão, Christiane Matallo, Renata Defina, Alberto Agüero, (Argentina), Dormeshia Sumbry-Edwards (EUA), Jason Samuels Smith(EUA), Aaron Sanders (EUA), Derick Grant (EUA), Lane Alexander(EUA), Jason Jannas (EUA), Lisa La Touche (Canadá) e Corine Caron (EUA). Ministrou oficinas para alunos da ESEF-UFRGS (2002), e na oficina de Percussão Corporal no festival de dança da Zona Sul (2002-2003). Realizaou as funções de oficineiro e de avaliador em Mostra de Dança nos projetos Sapato Florido (Casa de Cultura Mário Quintana), e Misturando, de Joana Willadino (Canoas). Ministrou diversos workshops de Sapateado Americano em várias cidades do país (Ribeirão Preto, Recife, Porto Alegre, Canoas). Leonardo ainda participou de aulas de Jazz Dance com Isabel Willadino, dança contemporânea com Ana Cláudia Pedone e Letícia Paranhos e de dança de salão com o professor Luís Felipe Silveira. Sua experiência artística engloba espetáculos de dança como Mulheres Falam Sobre Homens que Dançam (2008), Há Tempo (como bailarino, diretor e coreógrafo, em 2005), Lendas da Ilha (2002), todos da Companhia Laboratório da Dança, de Isabel Willadino; e Dos pés à Cabeça (como bailarino e coreógrafo, em 2007-2009), da Companhia de Sapateado Groovin’ tap. Atuou duas vezes consecutivas no espetáculo anual do Alpha Tap, de Cláudia Leoni (São Paulo, 2005-2006), além de trabalhar em comerciais e coreografar números em cidades do interior gaúcho, como o Natal Luz de Campo Bom. Além do trabalho com dança, estuda violão e flauta transversal, usando estes instrumentos como base para compor trilhas para suas próprias coreografias.